terça-feira, 26 de novembro de 2013

Mais uma vez...

Este texto foi repescado de 2010, deste blog...e como é possível que continue tão atual??



A pior sova de todas foi a que levou quando estava grávida de 6 meses.
"O meu ex marido decidiu que queria matar o bebé". Deu-lhe bofetadas, socos e um violento pontapé na barriga. "Voei um corredor inteiro, muito longo e largo, e aterrei em cima de um móvel. Comecei logo a perder sangue.Não me socorreu."

Este é apenas um pedaçinho da história da Antónia mas, a Sábado revela também as torturas de Constança e Carolina.
Não me passou pela cabeça iniciar este blog a falar sobre violência 

doméstica, mas não posso ignorar aquilo que li e que sei ser a realidade. O artigo fala da violência na alta sociedade, e da forma como ela é ocultada por amigos, familiares e vizinhos, deixando ao abandono as vítimas.
Confesso que o meu estômago se revirou!!!!
Se formos avaliar bem a coisa este artigo levantou um pouquinho do véu acerca daquilo que realmente nos rodeia.
1 em cada 3 mulheres é vitima de violência doméstica. E não, não sou eu a adivinhar, as estatísticas estão aí para quem quiser consultar e é a principal causa de morte na Europa! E eu a pensar que estávamos numa comunidade desenvolvida.

Existem 3 tipos de violência doméstica: a física (mais facilmente avaliada), a Psicológica (a meu ver, a mais grave...muitas vezes provoca dados irreparáveis) e a Verbal (que se avaliarmos a grande maioria dos casais já por lá passaram!!).
E não falemos de modo generalizado da violência que parte do homem, pois não é verdade. Os homens são em grande maioria os responsáveis pela física, mas a verbal e psicológica oferta um Óscar ás mulheres.

Mas vamos lá ver uma coisa.
Avaliar bem lá dentro... Por acaso alguém achas que as vitimas estão em si? Conseguem avaliar aquilo que se está a passar? Estão cientes de tudo o que se passa????
Quantas vezes já eu ouvi "àhhh...aquela volta porque gosta de apanhar, porque se não gostasse ia-se embora". OU NÃO! Dependendo das ameaças a que está sujeita, ou do medo, ou do facto de ser olhada de lado sempre que apresenta as suas nódoas negras...
Enfim! De tudo o que me perturba, aquilo que eu não consigo entender, é como nós somos capazes de virar a cara e achar que não é nada connosco!!!!
Ahhh... "entre marido e mulher ninguém mete a colher"!!!!
Esperemos que essa mulher um dia não seja eu, pois se for eu suplico: AJUDEM-ME!

Entre muitas pacientes que passaram e infelizmente passam pelas minhas mãos com este problema, deixo-vos as palavras que me fizeram entender...

"Era uma discussão, nunca me passou pela cabeça que ele me fosse bater, e quando eu senti as mãos dele no meu corpo a dor já não me deixava pensar. Já nem sei se era dor... Era o meu marido, a pessoa que eu amava, a quem dedicava a minha vida. Os pontapés...o frio do chão...e pensar? O meu mundo acabou ali. Não consegui falar durante 2 semanas e depois deixei de ser eu, fazia tudo o que ele mandava sem conseguir raciocinar...morria de medo! A polícia dizia que não podia fazer nada, gritei tanto por ajuda...como é que ninguém me ouviu? Era um prédio, tinha tanta gente, e eu ali trancada...
Agora vejo...Eu podia, sei lá...ter feito tanta coisa... Mas que me adianta agora nesta cadeira de rodas? Agora já nem para ele sirvo!"

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É UM CRIME PUBLICO.
DENUNCIEM, SE NÃO PELOS OUTROS, POR VOCÊS MESMOS!!!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SEM TABUS 2

O "Sem Tabus" desta semana discutiu o paradigma do auto-conceito vs sexualidade e como a nossa imagem influencia a nossa performance sexual!
PERDEU?????
E agora???? Fique atento na próxima quarta-feira a partir das 11h no Porto Canal, ou grave e veja a qualquer hora. Pode colocar questões e esclarecer duvidas.
Ora vamos lá, "sem tabus" mas também "sem medos"!




SIM SIM, meu simpáticos...já sei que a foto em que estou mais favorecida é a ultima :P


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Brincar com a Saúde


Ando já há uns tempos para me pronunciar acerca de umas coisas que andam para aí a circular mas devido ao local onde trabalho podia parecer que estava a puxar a "brasa à minha sardinha" e não fica lá muito bem.
Mas entretanto eu estou a começar a receber em consulta estas loucuras e afins e apetece-me mesmo dar à língua.
Então, eis o que esta malta vende
"PERCA 13 KG EM 1 MÊS"
Ora...espectacular!!! Não há alma que não vá espreitar esse verdadeiro milagre que toda a gente quer. Este tipo de anuncios faz-se sempre acompanhar de fotos do antes e do depois, fotos verdadeiramente fantásticas, porque além de perderem 13 quilos as senhoras melhoram imenso o visual, pintam o cabelo, colocam unhas de gel, ficam mais morenas! Do melhor.
E eu estou a usar aqui o anuncio dos 13 quilos mas podia escolher à vontadinha uns 20 que encontrei por aí!
Eu nem sei por onde hei-de começar mas pronto vá, por uma ponta...
-Se tomarem capsulas milagrosas, chamadas de suplementos alimentares, que substituem a comida e por isso nao necessitam comer o que acontece???
- Se substituirem as refeições por batidos especiais, proteicos, o que é que acontece???
- Se antes de comerem tomarem 3 laxantes e mantiverem esta palhaçada 1 mês o que acontece???
- Se adquirirem comida especializada e sem qualquer tipo de hidrato e sabe-se lá mais o quê e se limitarem a comer aquilo o que é que acontece????

MAS,
Se comerem sopa de legumes às principais refeições, evitarem hidratos de carbono em demasia (como pão, farináceos ..), em 3/4 do prato existirem legumes e no outro terço carne ou peixe, evitarem açucares, doces e refrigerantes?
Que raio acontecerá?

Ahhh...o segredo não está no que acontecerá....
Percebi!!!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

SEM TABUS

E poderíamos dizer que o dia 13 de Novembro foi um dia bom como outro qualquer, mas na realidade, foi melhor.
Foi o dia em que começou uma nova rubrica no programa Grandes Manhãs, no Porto Canal.
O "SEM TABUS" irá para o ar todas as quartas feiras a partir das 11h e, como é claro, conto consigo do outro lado do écran!
E se não pode ver, grave, porque não vai mesmo querer perder...
Aqui fica um cheirinho...





Para a semana há mais!!!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

EU CONFESSO #11


Era mais fácil dizer-te que as mulheres são descomplicadas e que pequenas coisas não lhes são relevantes. Que têm pensamentos ajuizados e são coerentes. Era fácil dizer-te que cada mulher é igual à outra, à anterior, ou à amiga...desculpa se não posso. E não sabes como lamento.
Mas sabes que cada uma é especial. E digo-te, não por ser mulher, mas por saber de cor a mulher de quem falo. Aquela que te ama, que sonhou contigo anos a fio, que te esperou na certeza que chegarias e a farias feliz.
Lembro-me das noite em que apenas a Lua foi testemunha, ainda sem te conhecer, como te descrevia. A forma especial como partilhava cada traço da tua personalidade, como a fazias única e especial, como a mimavas, como apanhavas as estrelas e com elas fazias belíssimos ramos de flores.
Ela contava-me acerca da tua generosidade, do teu altruísmo. De como amarias as crianças que são dela e vossas. 
Eu conhecia-te bem antes de conhecer as tuas feições.
Eu sonhei-te também. Sonhei-te ternurento, romântico e apaixonado...
Sonhei-te a fazê-la feliz...finalmente feliz!
Eu sei bem de quem falo. Sei como é casmurra e teimosa. Sei das birras, do feitio torcido, sei que tem sempre razão sem ter nenhuma, da sobrancelha levantada quando as coisas não lhe correm de feição. 
Mas sei das lágrimas que enxuguei noites dentro e do quanto ela vive dentro da minha alma. E por saber tudo isto e tudo mais sei que a amo.
Sei que como todas as mulheres tem sonhos que às vezes não entendemos. Tem expectativas altas e sem fim e que sabe que metade não passam disso. 
E como sei que tudo o que diz da boca para fora é mesmo isso...da boca para fora. Conheço-a como cada traço da palma da minha mão. 
Tem defeitos. Sim, tem. Mas todos temos. 
O segredo não é vê-los e reclamá-los, é molda-los com um sorriso.
E quando ela sorri...bom, aí tudo passa.
Aquilo que vês? Nada é real. Vou-te contar um segredo...aquele não emburrado, é apenas um pedido de colo. 
Não vai ser fácil te garanto...mas prometo-te que vai valer a pena. Porque tudo vale a pena quando ela sorri...
Eu amo-a...
E tu?
Então não a faças perder-se...
Prometes?

domingo, 10 de novembro de 2013

Lavar ou Não Lavar


Eu ás vezes fico pasmada com as coisas em que reparo, mas não consigo controlar. Na realidade não sei onde vou buscar estas ceninhas, e vamos esquecer o blá blá de que é defeito de profissão, porque acho que é mesmo cusquice da vida alheia!!! E agarra-se a mim de uma maneira....
Aqui há uns tempos, numa espera que me pareceu interminável  para secar a mão na casa de banho de um shopping dei por mim a tirar as medidas às lavadelas!!!
Primeiro não posso deixar de focar um ponto...OH COMO DETESTO os bufadores e prefiro o papel, ou rolo, ou seja já o que for, aquela coisa do ar é que não. Não seca nada em modos, são sempre de menos para as moças e acabam por parar 20 vezes durante os 30 segundos de secagem.
Bem, avante. A lavadela!
Aqui há uns posts atrás falei sobre a sacudidela do homem (e como eles se revoltaram!!!!! xiça!) e agora tenho que arrear nas mulheres?

Casa de banho, Xixi, Lavar mão. Certo?
ERRADO...

Isso do lavar mão tem muito que se lhe diga. O processo demonstra-se bastante diferente de mãos para mãos e muito interessante de se ver! Mas eu tenho para mim que molhar a pontinha dos dedos, sacudir e aproveitar essa aguinha para arranjar o cabelo não é lavadela! Digo eu, não sei!!!
É certo que cada uma de nós tem a sua forma especifica de lavar a mãozinha mas, acho eu, temos todas, mais ou menos, o mesmo ritual. A malta abre a água, enfia as duas mãos debaixo da mesma (as mãos inteirinhas!), depois põe um sabãozinho da moda, esfrega e enfia as ditas outra vez debaixo da água e tá! Facilinho. E aí pronto lá vem a secadela interminável e o reclamar dos secadores automáticos. Mas vá...o papelito na realidade dá cabo das nossas árvores e isso é inaceitável da forma como vamos.
Mas eu acho que não devia haver meio termo. Ou as moças lavam as mãos ou assumem que acham desnecessário e vida para a frente!!!!
Ninguém tem nada a ver com isso, ou tem???
O fazer de conta é que eu acho meio esquisito, não é????

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

COISAS QUE EU SINTO #2


Calçada portuguesa!!!
Ora haverá coisa mais linda, mais cheia de graça?
Eu sou uma nacionalista, e das boas por isso vejo-me no direito de poder reclamar desta belissima obra prima!
Eu tenho para mim que quando este negócio foi inventado não existiam os saltos alto assim bonitinhos como hoje em dia...
Não que eu adoooore sapatos, não é nada disso, nem que use alguns com alturas verdadeiramente veriginosas, também não é isso...mas quer-se dizer, há quem use! E é com essas pessoas que eu estou preocupada!!!!

É que aquilo é bonitinho e tal quando se põe mas manutenção que é boa nem vê-la e ficam espacinhos alucinantes e lombas pimpilantes pelo passeio fora!!!
E caminhar naquilo????? Como???
Ainda hoje uma senhora podia ter contado os cubinhos todos de perto, podia que eu vi!!!
E sinto...sinto isto, fazer o quê????
Medo...


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dar...Amar...e fazer Amor...


Este post vai para alguém muito especial que está a precisar e muito de ler isto...mas como acho que há muitas almas baralhadas por aí acho que isto pode dar uma ajuda!
Vamos juntos? vambora...

Dar...Amar...e Fazer Amor...
Dar é dar. A dádiva é sem duvida umas das melhores coisas da vida, mais pura...
Fazer amor é lindo, é sublime, é encantador, é esplêndido. Mas dar é bom pra cacete...
Dar é aquela coisa tipo que alguém te puxa os cabelos na nuca...que te chama nomes que eu não posso (não devo!) escrever aqui...Não te vira com delicadeza...Não sente vergonha de ritmos animais...hummm...
Dar é bom. É...
Melhor do que dar, é dar só por dar.
Dar sem querer casar....Sem quereres apresenta-lo à tua mãe...Sem quereres dar-lhe o primeiro beijo no Ano Novo.Dar porque o homem te "calienta" a coluna vertebral...Te amolece o gingado... Te molha o instinto...
Dar porque a vida é uma merda e dar relaxa.
Dar porque se não lhe deres hoje, vais dar amanhã, ou depois de amanhã.
Existem pessoas a quem vais acabar por dar, não tem jeito. Dar sem esperar ouvir promessas, sem esperar ouvir carinhos, sem esperar ouvir futuro. Dar é bom, naquela hora. Durante um mês. Para os mais desavisados, talvez anos.
Mas dar, não é dar demais, porque dar demais é ficares vazia.
Dar é não ganhar...pelo contrário! É não ouvires um "eu amo-te tanto" baixinho e perdido no meio do escuro. É não sentires um abraço quando o caos da cidade parece que te quer destruir...É não ter alguém com quem desejas casar, apresentares à tua mãe, pra dar o primeiro beijo de Ano Novo e pra dizer:"Este vai ser o melhor ano daNOSSA vida". É não ter companhia garantida para viajar. É não teres para quem ligar quando acontece alguma coisa.
Dar é não querer dormir a sentir o calor do corpo dele, senti-lo respirar, ficar embalada no cheiro dele...e ao toque daquele peito...
É não ter alguém para ouvir os teus dengos...
Mas dar é inevitável, dá...mas dá mesmo, dá sempre, dá muito.
Mas dá mais ainda, muito mais do que qualquer coisa, uma oportunidade ao amor. Mas sem medos, sem amarras e sem juízo! Mas ao real...
Esse sim é o maior tesão do mundo. Minha nossa...
Esse sim relaxa, cura tudo...tudo... ameniza todas as crises e vai-te fazer flutuar... Até sem nenhum mantra...

Experimenta amar...mas amar de verdade...
Mas mais que isso experimenta algo indescritível e único...
Experimenta ser amada...

E é isto...TENHO DITO!!!!

hello hello

Ora bem...nada como o velho "quem diz a verdade não merece castigo!"...verdade gente?
Pois então cá vai a mais pura das verdades. A preguiça da escrita apoderou-se de mim, mas apoderou-se cá de uma maneira que nem é bom, mas tenho para mim que a culpa disto é do facebook que me rouba o tempo nas fofocas e lá se vai a inspiração.

Também, na realidade, não tenho assim muitas novidades para contar.
Até de repente nem me lembra nenhuma, isto porque me estou a sentir como a criança que não fez os trabalhos de casa atempadamente!

Vou dar aqui um jeitinho às vidas sim?
Até porque ando cheinha de palpites e opiniões para dar!!!
Ah pois é...