quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sono e sonhos


Sono (do latim somnu, com o mesmo significado) é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília, em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da actividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.
O estado de sono é caracterizado por um padrão de ondas cerebrais tipo, essencialmente diferente do padrão do estado de vigília, bem como do verificado nos demais estados de consciência. Dormir, nesta acepção, significa passar do estado de vigília para o estado de sono.
No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Ele repete-se durante quatro ou cinco vezes durante o sono.
Bom mas isso era conversa para horas, à frente!

Dito assim parece fácil não? O sono!
E é... não fosse a existência da alteração do sonho.
O pesadelo é um sonho penoso com sensação de opressão toráxica e dispnéia, terminando com um despertar sobressaltado ou agitado e com ansiedade. É uma perturbação qualitativa do sono (parasónia), na maior parte das vezes de origem psicoafectiva, embora não seja de excluir a sua etiologia comicial (tipica nos epilépticos). A palavra nightmare, que em língua inglesa significa "pesadelo" dizia respeito, há quatrocentos anos atrás, exactamente a um demónio que aparecia e sufocava as pessoas enquanto dormiam.
De acordo com os dados da American Sleep Association, os pesadelos são muito recorrentes e podem afectar entre 80 a 90% das pessoas pelo menos uma vez na vida. Existem dois tipos de pesadelos nos adultos, os que derivam de uma psicopatologia da própria pessoa e aqueles que estão relacionados com um stress pós-traumático. Nos primeiros, sonha-se com morte, fugas, quedas de um abismo ou ataques agressivos. Naqueles que decorrem de traumas há uma tendência à repetição do mesmo tema. É um reviver de uma forma mais ou menos elaborada uma situação traumática. Acidentes, violações, assaltos, agressões, terramotos ou outras catástrofes ambientais podem fazer parte desta lista negra.
No caso de não estarem associados a uma doença, os pesadelos são situações aflitivas mas passageiras que não representam qualquer problemática.
O grande problema dos pesadelos é a sua associação ao sono REM (rapid eye movement), que decorre a cada 90m aproximadamente durante uma noite (o que divide as etapas que falei há pouco). A pessoa tem uma visão alucinatória, mas identifica-a como real. Desperta espontâneamente, com facilidade, num estado de ansiedade, amargura e duvida, pois não sabe se o que está a acontecer é real ou não. Como é fácil de entender dificilmente consegue voltar a adormecer, pelo menos de uma forma relaxada!

Os tratamentos podem ser químicos, psíquicos e comportamentais.
É importante para o profissional saber qual a perturbação para poder trata-la.
E passar do drama ao sucesso é um passo.
Esta é a hora certa para transformar o sono e o sonho em amantes perfeitos...

PS-sorry...sei que abusei...mas já tinha prometido há tanto o tema que não me contive. E ficou tanta coisa por dizer. Fica para depois...

2 comentários:

  1. Ora aí está, uma optima mensagem, para a naninha, mais uma vez, nao tenho palavras para descrever, pois está muito bom, de maneira facil, e muito perceptivel, de optima descrição do sono, hoje vou dormir melhor com certeza. Beijoquinhas enormes, e que tenha tambem, um soninho perfeito, tal e qual os teus magnificos textos blogueanos. Xandre Ramos

    ResponderEliminar
  2. Hoje tive um sonho estranho, não me lembro de nada, que alguém a dizer-me que andava um espírito a roubar corações, a tirar o amor, senti uma impressão em toda a zona do peito, arrepiei-me, acordei meio assustado.

    A partir daí dormi que nem um anjo, entretanto estive a ler umas coisas que falam ou em tentativas de contacto de espírito outras que falam da abertura de chacras, e nesta última falam de uma coisa que tem acontecido com frequência fechar os olhos e ver avermelhado em vez do normal preto, e também de dormir 3h acordar, voltar a repetir, e arrepios na cabeça e pés frios ou quentes.
    Alguma vez passaste por algo idêntico?

    ResponderEliminar