quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fenomenalmente Bom


Para compreender uma criança temos de voltar ao país das memórias, reviver o que ficou para trás, habitar de novo medos de que nos esquecemos. Olhar com olhos de espanto, chamar filha a uma boneca, e replicar o milagre da criação, dando-lhe voz. Para a compreender temos que voltar a pele do avesso, reduzir a dimensão do corpo na medida inversa em que cresce o sentimento. Cada criança é uma história por contar. Por vezes o Capuchinho Vermelho perde-se no bosque e não há beijo que resgate a Bela Adormecida.

Para muitas crianças a sua história pode não terminar bem, e não viverem felizes para sempre. Este livro destina-se a essas crianças e a quem delas cuida: pais, professores, psicólogos ou médicos, que querem que todas as histórias tenham um final feliz, e não deixam o Espelho Mágico dizer a nenhuma criança que há alguém mais belo do que ela.

"Devem existir em Portugal cerca de 100 000 crianças com perturbações de desenvolvimento"
Nuno Lobo Antunes

7 comentários:

  1. Já tenho o livro, vou ler e depois comento.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Conheci o blog e vou ser seguidora!
    Bom fim de semana
    http://beahousewife.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso do que este Senhor escreve!Acho que vou pedir ao Pai Natal, juntamente com as pantufinhas! :)
    Obrigada pela recomendação!Ando a precisar de ler alguma coisa deste género!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. O livro é um bocadinho técnico, mas é mesmo muto bom.
    Sem descurar o profissionalismo, acaba por ser leve! Muito, muito bom..
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. O meu filhote tem PEDL...supostamente...diagnóstico complicado, certo Susana? É quase do tipo, não é autismo, não isto, não aquilo...então é Perturbação do Dsesnvolvimento da Linguagem... e nós pais com o coração que n cabe no peito e a desejar cada palavra como se fosse ouro...Gosto de ler-te;)

    ResponderEliminar
  6. Querida super mãe e estudante,
    as Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem, para quem não sabe que concerteza não é o seu caso, consistem numa alteração da comunicação de etiologia neurológica, que não pode ser explicada por perda auditiva, alterações cognitivas ou de aprendizagem, alterações do meio ou emocionais, alterações da estrutura oral e seu funcionamento, ou lesões major do Sistema Nervoso Central. Na grande maioria dos casos, existe um desfasamento entre os vários sub-sistemas da linguagem e outros aspectos do desenvolvimento cognitivo, bem como uma história familiar de dificuldade no desenvolvimento da linguagem ou de aprendizagem de leitura e escrita.
    Na última década, surgiram muitos trabalhos de investigação sobre este tema, principalmente com o objectivo de investigar o processamento linguístico e estudar aspectos clínicos e educacionais.
    Para os técnicos que lidam com crianças com graves alterações de linguagem é necessário fazer uma anamnese cuidada, estabelecer o perfil linguístico usando avaliações formais e informais e reavaliar sempre que necessário, a fim de medir a eficácia da intervenção.

    O despiste é a parte mais dificil, especialmente para os pais que vão semanalmente passando por sustos constantes a prever o pior! Não é ...e quero ver muita coragem e vontade, pois com Terapia da Fala desde cedinho é possivel reabilitar este tipo de disfunções. Nada de desiludir ou achar que tem algum tipo de responsabilidade!!!
    Ás vezes os organismos pregam umas partidinhas, mas é para nos mostrarem como são complexos...

    Se for preciso alguma coisa, nem que seja uma conversinha bloguista estou por aqui.
    Um beijinho super Mami.
    Su

    ResponderEliminar
  7. Minha querida obrigada pelas suas palavras. Isto não mesmo nadinha fácil. Há dias em que vemos algumas pequeninas alterações mas, e no meu caso um pouco pior, nem sei porquê, é uma ansiedade constante. Falar, comunicar verbalmente é sem duvida determinante no desenvolvimento de uma criança e às x desespero...O que fazemos é terapia ocupacional. O R. só tem 2 e 10 meses. Queria mais. Queria mesmo mais ...

    A Susana dá consultas em Lisboa? Quem sabe ouvir uma outra opinião...Não que o diagnostico seja diferente.

    Beijinhos

    Susana

    ResponderEliminar