quinta-feira, 15 de julho de 2010

Doença Bipolar


Tenho recebido uns e-mailzinhos com sugestões de temas que querem ver aqui falados. Vou tentar "acudir" a todos mas não pode ser tudo ao mesmo tempo!
Vou começar pela sugestão que me chegou há duas semanas, a Doença Bipolar. Confesso que é um tema que me deixa sempre na tremideira porque ouço tanta asneira em relação a este assunto que até fico com os cabelos em pé!!!
A Doença Bipolar tradicionalmente conhecida como Doença Maníaco-Depressiva (SIM, é a mesma coisa, só muda o nome!!!), é caracterizada por variações acentuadas do humor com crises repetidas de depressão e "mania". Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves. As trocas de humor, num sentido ou noutro, têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante para a saúde e autonomia da personalidade.

Mania: o principal sintoma é um estado de humor elevado e expansivo, eufórico ou irritável. Numa fase inicial passa despercebida pela parecença com felicidade mas com o continuar da crise os sintomas vão-se instalar, demonstrando o paciente sintomas como irritabilidade extrema, alterações emocionais súbitas acompanhadas de agressividade, reacções excessivas, diminuição da necessidade de dormir, desinibição sexual, perda de noção da realidade, abuso de álcool, etc.
Depressão: mais facilmente reconhecível é evidente a tristeza e o desespero. A típica sintomatologia vagueia pelo sentimento de inutilidade, perda dos interesses, choro fácil, ideação suicida, delírios e alucinações, etc.

O tempo de uma crise varia de pessoa para pessoa, podendo algumas estar em crises maníacas ou depressivas durante alguns dias ou vários meses. Os períodos de estabilidade podem durar dias, meses ou anos. O tratamento adequado encurta a duração das crises assim como poderá preveni-las. Existem pacientes que chegam a ter 4 crises por ano (ciclos rápidos).

Agora vamos desmistificar uma coisa importantíssima...na realidade APENAS 1% da população virá a sofrer desta doença, que é grave e merece respeito. Assim CHELIQUE e Doença Bipolar não é a mesma coisa. Alterações de humor por birra também não fazem parte da sintomatologia referida acima.
Aquilo a que se vem a assistir no panorama da saúde mental é o uso fácil e rápido desta designação para caracterizar problemas de base, como falhas de carácter. É grave...pois a doença existe e com tanta palermice que é feita ao redor dela perde-se a noção da gravidade da mesma!!
Vamos respeitar as designações e deixar de frescura..sim porque de frescura já temos população para chegar aos 20% (olhem para mim a ser uma querida!).
Crises não acontecem 20 vezes no mesmo dia e nunca vêm acompanhadas de chantagem!!!
Fui clara??

6 comentários:

  1. O problema deste país é que agora tudo tem desculpa. O meu irmão sofre muito com esta doença e não tem qualquer apoio e o pessoal que anda aí a tentar reformar-se usa esta doença como desculpa.
    É uma tristeza.
    Obrigada Dra. Su por este blogue e por dar voz a quem não a tem. É um exemplo.
    Catarina

    ResponderEliminar
  2. Dra. Susana por onde andou?
    Que falta fez por aqui. Tanto tempo sem aparecer!
    Um beijinho e bem vinda.
    Arminda Quelhas

    ResponderEliminar
  3. Catarina,
    lamento que isso aconteça mas é realmente verdade!!! Infelizmente há muitas trocas e baldrocas com a saúde mental!
    Envie-me um mail directo que posso dizer-lhe como encontrar a ajuda adequada.
    Um beijinho e força.
    Susana

    ResponderEliminar
  4. Arminda...andei emigrada..LOL
    Foram acontecendo coisas na minha vida que por uma lado ou outro me afastaram daqui mas estou de volta e espero que em grande força.
    Beijos,
    Susana

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo ;)
    A doença bipolar não tem cura, mas tem tratamento. E com o tratamento adequado é possível o quase total controlo da mesma.
    Obrigada pela questão bem importante.
    Susana

    ResponderEliminar