quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Stress vs Sono


A mente está desperta, o corpo não relaxa, você está eléctrico e não consegue adormecer. Se tal lhe acontece de vez enquando, não há problema. E se for todas as noites?
Estou aqui para ajudar!!!

As insónias provocadas por stress começam a ser demasiado comuns nos dias de hoje, afectando diversas faixas etárias e ambos os sexos. Graças ao excesso de trabalho, às preocupações financeiras, aos horários sociais caóticos e à pressão para estar sempre em alta pode sentir-se mais tenso que nunca, e isso quase sempre significa dormir menos do que o corpo precisa.
Mas obter o descanso que necessita é mais fácil do que parece.

Como o stress afecta o organismo
Adormecer devia ser fácil, vai deitar-se e , teoricamente minutos depois de por a cabeça na almofada já deveria estar na terra dos sonhos. Mas quando está stressado acontece o oposto. O que só ainda o deixa mais enervado, certo? Pois é...Estar ansioso pode fazer com que os músculos fiquem tensos levando o organismo a reagir produzindo hormonas como cortisol e adrenalina, que aumentam o ritmo cardíaco ou seja...inimigas do sono!
Aliás, mesmo que consiga "passar pelas brasas" o stress vai fazer com que o descanso obtido seja apenas ligeiro pois passará a maior parte do tempo em fases leves do sono e não nas profundas - sono REM - o que faz com que qualquer barulhinho o acorde!

As mulheres sofrem mais
As oscilações hormonais podem fazer com que as donzelas fiquem mais susceptíveis à ansiedade, em especial em determinadas fases do ciclo menstrual. Mas esta insónia também é provocada pela forma como conduz a sua vida...a pensar mais nos outros!
Ao menor descuido as noites em branco podem tornar-se perigosas...especialmente para quem lida consigo no dia seguinte.

Os riscos do efeito bola de neve
Resumindo, a preocupação por não ter dormido na noite anterior...e a outra antes dessa e talvez ainda a outra, vai fazer com que insista consigo a descansar mais cedo que o usual e fecha os olhos ansioso por uma noite de descanso. ASNEIRA! Essa angustia gera actividade cerebral e com isso...

Ultrapassar o ciclo stress=insónia
Desligar-se do Mundo, o computador, o telemóvel, o telefone...
Faça uma sesta...30 minutinhos e vai ficar como novo!
Escreva uma lista do que já fez e tem para fazer, assim não fica a matutar na cama se esqueceu ou vai esquecer fazer alguma coisa.
Marque uma hora para se preocupar, tipo 20 minutos ao final da tarde e fora disso descontracção e estupidez natural!
Aprenda a descontrair!!!
Tire partido de estar acordado!!! Em vez de andar às voltas na cama com vontade se arrancar os cabelos porque não ler um livro...uma revista...

TRUQUES
O que funciona: banho quente e relaxante; beber leite morno; ouvir musica relaxante; ler um livro...
Jamais: fazer exercício antes de se deitar; ir para os copos; petiscar qualquer coisa...

Bons sonos!

Sem comentários:

Enviar um comentário