quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Terapia de Grupo


A psicoterapia de grupo é qualquer forma de terapia desde que seja colectiva, ou seja, realizada em grupos. Têm uma acção benéfica que resolve e reeduca os pacientes com base nas interacções e comunicações que ocorrem no interior dos grupos organizados com fins terapêuticos.
As pessoas reunidas ouvem depoimentos uns dos outros e manifestam-se contando como e por que iniciaram e convivem com determinados problemas.

Inicialmente aprovada para diminuir os custos e aumentar a eficiência, os terapeutas rapidamente reconheceram uma série de benefícios terapêuticos positivos que não poderiam ser adquiridos a partir de um tratamento individual. A terapia em grupo consiste frequentemente em "falar" durante a terapêutica, mas pode também incluir outras formas terapêuticas como já vemos mais à frente.
Este modelo de actuação terapêutica surgiu após a Segunda Guerra Mundial quando o psicossociólogo americano Kurt Lewin trabalhou um grupo de pessoas com fins terapêuticos. Acreditou que os indivíduos sentem uma acção de efeitos terapêuticos ao ouvir outras pessoas a falar e partilhar os seus problemas e como eles podem ser resolvidos.
Neste tipo de psicoterapia intervêm determinados factores que se tornam muito importantes porque explicam como os membros dos grupos se ajudam entre si a mudar de atitude, pensamento e comportamento.
De todos os factores terapêuticos existentes salienta-se aqui,
- o factor da universalidade (os pacientes integrados num grupo deixam de se sentir sozinhos e em isolamento, passando a experimentar alívio ao perceberem que não estão isolados com os seus problemas)
- o factor da coesão de grupo (nestas psicoterapias os membros de um grupo tornam-se muito unidos, oferecem apoio uns aos outros e criam relacionamentos muito significativos e válidos para a terapia funcionar) e,
- o factor de desenvolvimento das técnicas de socialização (os doentes integrados nos grupos aprendem a distinguir e a deixar de apresentar comportamentos inadequados através da simples observação uns dos outros e dos comentários honestos e bem recebidos que fazem).
Os melhores resultados são obtidos nos grupos em que se verifica o maior número possível destes e de outros factores terapêuticos como, por exemplo, a instalação de esperança, o oferecimento de informações e o comportamento de imitação.
As psicoterapias de grupo dividem-se em, pelo menos, três diferentes grupos de técnicas:
1.o das técnicas da dinâmica de grupo que utilizam os movimentos e as interacções dos grupos que ocorrem nas reuniões regulares, com um fim terapêutico, sendo muito apropriado para crianças e adolescentes;
2. o das técnicas verbais psicanalíticas não-directivas que utilizam a psicanálise como terapia de eleição;
3. e o grupo das técnicas de expressão psicomotora e dramática que para além do que é verbalizado, utiliza actividades psicomotoras, jogos e cenas mímicas.

O objectivo da terapia de grupo é promover o crescimento pessoal através de um processo que envolve o ser humano e suas relações. E assim, desenvolver atitudes onde os indivíduos repensam o seu caminho, criando com isso novas formas de acção para sua integração no mundo. Com uma metodologia específica, a terapia de grupo enfatiza a descoberta de si mesmo através dos outros.
Interessante não?
Infelizmente em Portugal não dispomos de tantos locais como deveríamos para encontrar este tipo de grupos por isso deixo em baixo aqueles que pode e deve procurar no Gabinete de Neuroterapias.
O funcionamento é facílimo, há uma consulta inicial de avaliação e uma posterior integração no grupo. As sessões têm uma periodicidade semanal.

Diferentes grupos em curso
(problemas comportamentais, adicções e vícios, pós stress traumático, luto, disfunções sexuais, etc.)
Esperamos por si!

Sem comentários:

Enviar um comentário