terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fio Dental ou Dentário?


Ora quando uma pessoa vai feliz e contente a meio de uma conversa e usa a expressão "fio dental" e é imediatamente corrigida com um ar de WHATTTYYYY por um "fio dentário" fica apreensiva e a pensar não?
Até porque eu tenho quase...quase a certezinha absoluta que na minha fita dent...seja lá o que for diz fita dental e não dentária dediquei-me à pesquisa que isto de ouvir piada de utilizações indevidas do fio dental/cueca na boca parece-me caso para arranca rabos!!!!
LOGO, cheguei aqui à superfície de trabalho e toca de investigar e eis que descubro que não senhores eu não estava errada e não senhores quem me corrigiu freneticamente também não!!!!

Está correcta a utilização de "ambas as duas" expressões (em bom português!).
Senão vejamos...

fio dental é um importante item utilizado na higiene bucal e deve ser utilizado no mínimo uma vez por dia. O uso da escova de dentes, por mais eficiente que seja, não consegue remover os resíduos depositados nas áreas entre os dentes, e isso só é alcançado com a utilização do fio ou fita dental. Usados de maneira adequada, o fio dental remove grande parte da placa bacteriana presente abaixo e acima da gengiva (biofilme sub e supra-gengival).
O uso do fio ou fita dentário é recomendado pode ser utilizado tanto antes como após a escovagem.
mercado, atualmente, oferece uma grande variedade de marcas de fios/fitas dentários, inclusive alguns que contêm flúor.
É importante que o tipo escolhido passe entre os dentes com suavidade e sem desfiar, penetrando na gengiva de forma delicada. A cada espaço entre dois dentes, é recomendado o uso de um novo pedaço limpo do fio ou fita.
Para utilizar:
  • Enrolar aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos;
  • Segurar o fio dental entre o polegar e dedo indicador das duas mãos, deslizando o fio levemente para cima e para baixo, entre os dentes;
  • Passar cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva, sem forçar o fio contra ela, para não cortar ou machucar o tecido gengival;
  • Utilizar uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, usar movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.
Existem dois tipos:
nylon (ou multifilamento)
Existem fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar-se ou desfiar, especialmente se os dentes estiverem muito juntos.
ptfe (monofilamento)
Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza mais facilmente entre os dentes, mesmo quando há pouco espaço, e não se rompe.
História
 Foi lançado pelo johnson e johnson em 1896

Ora agora digam lá que não se sentem muito mais cultos...pois claro que sentem...
De nada srs dentistas, de nada! Espero que tenham em consideração estas culturas que eu ofereço na hora de me cobrarem seja o que for.
E Dra Cristina Carvalho??? A senhora está a dever-me uma limpeza a SERIO, não é cá bufinhos de água sim?

10 comentários:

  1. Oh caneco...baralhei-me nas teclas e sem querer apaguei o comentário da Célia que dizia
    "TU NAO EXISTES!!!"
    Pois parece que não...que já não separo o publicar do apagar!
    beijoooos

    ResponderEliminar
  2. Ora então vamos cá ver...fio dentário há por ai muita gaja que o usa indevidamente , tens toda a razão , principalmente umas e outras que se julgam boas , magras e bonitas...enfim não têm espelhos em casa nem sabem que não se pode perder o que nunca se teve dai o potente dor de corno...haja paciência....quanto às amigas tão P***** como tu claro que sim....somos todas umas especie rara e superior...a dor de coto fala mais alto.
    Parece descabido o meu comentário, mas a interessada vai perceber exactamente do que falo.....Adoro-te tal como és ......SUSANA

    ResponderEliminar
  3. Enervaram a minha Cris ora pronto!!!!
    Não convém...não convém...
    As minhas amigas elas sim são espécies unicas...apesar de me darem com o fio dentário que não sou brasileira!!! LOL
    Beijos minha princesa.
    Adoro quando te dá a travadinha ;)

    ResponderEliminar
  4. Parece que estou a ver a discussão.... estou tão habituada a essas teimosias! Homens, my god!

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso digo sempre fio dental, mas tb é verdade que cada vez que o digo me lembro das cuecas!!! :D

    ResponderEliminar
  6. Eu não li a explicação completa, por isso, posso repetir algo. As duas expressões são correctas em português, mas um é português de Portugal e o outro português do Brasil.
    "Fio-dental" e "bucal" só se diz em brasileiro (português do Brasil), em português de Portugal diz-se "fio-dentário" e "oral", qualquer dentista (como eu!) irá corrigir as expressões ditas em "brasileiro" para português! ;)

    ResponderEliminar
  7. Isto do acordo ortográfico promete...hihihi
    Beijinho Sílvia e obrigada
    :P

    ResponderEliminar
  8. Até porque aquilo a que toda a gente chama fio dental tb está super incorrecto. O termo técnico é STRING seja o fio grosso ou fino LOL

    Quando faço encomendas aos fornecedores não digo "oh faxabor, 2 caixinhas de fio dental" LOL

    São strings MULHERES!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Ui, a Wikipédia... A informação não está incorrecta mas está para lá uma salgalhada de português de Portugal e do Brasil.

    Na faculdade aprendemos que "fio dental" é português do Brasil e "fio dentário" é português de Portugal. E aprendemos também a não ir à Wikipédia se não queremos ter negativa nos trabalhos. Eheh.

    ResponderEliminar
  10. O fio sempre foi dental como àquela imensa gente que está à nossa frente, seja na repartição pública ou no trânsito, sempre foi bicha. Pior que os desacordos ortográficos são os fantasminhas que as pessoas têm na cabeça. Hoje em dia, tal como o fio que deixou de ser dental, também as bichas deixaram de ser bichas para passarem a ser filas.
    Eu continuo a ter de enfrentar as bichas e a usar fio dental. Tal como continuo a ser trabalhador quando trabalho. Colaborar é uma bem diferente de trabalhar.

    ResponderEliminar