sexta-feira, 20 de julho de 2012

As 50 Sombras de Grey



Ora vá lá ver...como diria Mónica (essa grande guru do atendimento na clínica onde trabalho, conhecida mundialmente)...OH MÔ SENHOR!!!!!
Eu sou uma mulher dada às leitura, verdade e das coisas prazerosas que gosto de fazer é virar a folhinha e quando digo folhinha é a dita mesmo, não é cá aquela modernice que tem no iPad. Pois foi a primeira vez que dei grandes bênçãos a esta minha tecnologia que me poupou o desgosto de ver 20 euritos voar da minha carteira para comprar algo que serviria para tudo mas não para dar o gosto ao dedo (ao que vira a página, tendo em conta o conteúdo convém não haver confusões!).
É sabido já que uma das minhas especialidades é a Terapia Sexual, daí que tente estar em constantes up dates que isto não é coisa de se deixar de estar actualizado. 
Começo a ouvir um zum zum de um livro muito "pra lá de bom", tipo a ultima coca cola do deserto e que tinha que ler e que assim e que assado. Como estava ali de iPad disponível e sem nada para fazer vou de me aventurar à coisa e ser pioneira na leitura (claro, para depois poder empinar a penca e dizer "claro que já li né?").
Rezava assim o anuncio...


As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.


E vai ficar. Verdade, verdadinha que vai ficar...como uma aprendizagem de não me armar em esperta e querer ser a "camisola amarela" da leitura.
O desenrolar da sinopse soou-me bem, senão vejamos:

Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.

Toca de dar lustro aos números do cartão de crédito de sacar a coisa...
Aqui sim e citanto Móniquita novamente OH MÔ SENHOR!!!!

Eu sou capaz de resumir a coisa com muito mais categoria:
A Anastacia é a "Betty Feia" do pedaço, toda desengonçada e trapalhona, sem nada que a recomende. O Christian é..cá ver...o George Clooney, versão dou-te um arreal que te parto toda e tu vais gostar!!
A mocinha é virgem CLARO e em dois dias ele passa-lhe a luva com uma pinta do caneco. DOIS DIAS...SIM é isso! 48 horas!
Com expressões tipo "muito fixe", "vamos dar uma queca", "do melhor"...a partir da página 32...33...ele é sexo aqui, ali, acolá. E com a descrição semelhante a esse ícone que são os Diários da Maria. E é um tal pumba, catrapumba, amarrada aqui, pendurada ali, esganadita acoli...bom, enfim!!!!
Eu assumo-me como uma desistente e deixei este best seller na reciclagem do dito super iPad que está até agora traumatizado a achar que foi raptado por uma sado-maso que encarnou em mim!!!!
Se ele é fenomenal para a frente não sei...mas quem tiver coragem de ler que partilhe porque não sei se repararam no pormenor "trilogia"...YES...ainda vão existir mais dois exemplares!!!!
YYYYaaaauuuuuuuu....chicotada a presidente!!!! Mas com qualidade sim?
Pelo sim pelo não...
Ahhh...aquilo das sombras? Não entendi :(((

12 comentários:

  1. Passei anos a ler os romances lamechas do Nicolas Sparks, D.Steel, etc... q quem conhece sabe q fazem chorar as pedras da calçada ( o último do N.S. não foi exceção)e q também são muito comedidos no q respeita a cenas de intimidade entre as personagens.
    Por coincidência de uns quantos empréstimos de livros de autores como Sherrilyn Kenyon, Lara Adrian, Lisa Kleypas, Madeleine Hunter,etc... dei comigo a ler romances de teor mais erótico e confesso que se torna um bocado viciante.
    Quanto às 50 Sombras de Grey, se bem q na vida real a obsessão seja de q tipo for é um baita de um problema, aqui da forma q está descrito é pura e simplesmente arrasador, no bom sentido.
    Não sou da opinião de q a Anastasia é do género Betty Feia, ela tem é um grave problema de auto estima, de confiança em si própria, e ao comparar-se c/ tudo o que Grey representa (beleza, atração, carisma, poder, líderança,...etc) faz sentir-se mais diminuta.
    No romance, para além de Grey existem mais 2 jovens que que tentam chegar ao coração da jovem, depois, é ela própria q está a narrar a os acontecimentos, pelo que dá uma descrição das outras personagens + detalhada, deixando p/ 2º plano a sua própria.
    É através dos olhos de Grey e segundo as palavras deste que Anastasia descreve o seu próprio perfil. O Grey acha-a linda e é asim q eu também a vejo.
    Bom, eu gostei do livro e vou comprar os outros volumes.

    ResponderEliminar
  2. ALTO ENTÃO...afinal há coisas boas pra frente do livro.
    Acho que vou dar mais uma espreitadela, a ver se me arrebata!!!!
    Infelizmente não me tocou mesmo, a escrita leve soou-me a "Harlequim" tão famosos nos quiosques por aí...
    Vá, seguindo o conselho vou dar uma espreita no resto!
    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Desconheço os romances da Harlequim q me permita fazer comparações, mas como já li centenas de romances, quer de autores contemporâneos quer de clássicos da literatura, concordo q a escrita do 50 Sombras de Grey é leve, básica, o q sinceramente para mim até se revelou irrelevante.
      Penso q o problema resida na tradução do livro pela Editora, aliás, opinião partilhada por muitos dos q já o leram na versão inglesa.
      O q posso dizer?
      A história prendeu-me a atenção do inicio ao fim do 1º tomo, apesar da autora ter feito da Anastasia uma jovem demasiado deslumbrada com o 1º amor para os seus quase 22 anos e tendo em conta o facto de ser uma jovem finalista Universitária, de conviver com o sexo oposto e de partilhar casa com uma amiga bastante sabida. Enfim, um tudo nada desenquadrada do séc. XXI.
      Mas na história, a inocência de Anastasia até se torna um ingrediente arrebatadoramente excitante em oposição à experiência de Grey e à sua voracidade e insaciabilidade sexual.
      Quando pensei num sadomasoquista tracei-lhe um perfil com adjectivos do piorio, egocêntrico, prepotente, frio, calculista, insensível, preocupado apenas com a s/ satisfação sexual, prazer na dor física, com tendências psicopatas, etc...
      Só que Grey revelou-se no decorrer da história um homem controverso em muitos sentidos. Para além do perfil que lhe traçaram na sinopse do livro, deparei com um Grey profundamente marcado por um passado (do qual se ficou ainda a saber muito pouco, a sua origem e quem o iniciou na BDSM), com um lado filantropo que supus impossível numa pessoa com este tipo de gostos, uma sensibilidade relativamente ao prazer, bem estar e sentimentos de Anastasia levando-o a fazer condescendências q nunca tinha feito a qq mulher, etc...e tá claro também o prazer de lhe dar uns açoites, só para ficar rosadinha.
      Será ele de facto incapaz de amar (não creio) e deixar ser amado?
      Temos que esperar para saber nos próximos volumes.
      Também achei divertidas e românticas as trocas de e.mails entre os 2 personagens, e mais não vou contar.
      Não pretendo influenciar ninguém, até porque em tudo na vida não se consegue agradar a gregos e troianos. Não foi certamente dos livros mais bem escritos que já li, mas gostei mesmo bastante e anseio pelo resto da história.

      Paula

      Eliminar
    2. Não resisti a vir aqui, colocar por escrito, que estou totalmente de acordo consigo Paula! Gostei bastante do 1º livro por isso, não descansei enquanto não li os outros dois e garanto que a história é boa. Se poderia ter alguns detalhes mais explorados? Acredito que sim, pois ficam algumas pontas soltas quando chegamos ao fim. Suponho que a autora não terá querido "sobrecarregar" os leitores com muita página...Em relação às cenas de sexo, à situações caricatas, a rapariguita passa de virgem casta a ninfomaniaca em questão de segundos! Contudo, existem cenas de bastante ternura...Acredito que para algumas pessoas ler sobre sexo será escandaloso, daí talvez a má reputação que o livro está a ganhar, mas eu adorei, ri-me bastante e quando cheguei ao final do livro 3, ainda fiquei com a lagrimita ao canto do olho, mas fechei o livro e respirei fundo, pois "tudo está bem, quando acaba bem"!!! Carina

      Eliminar
    3. Estimada leitora

      Obrigado pela s/ resposta, fico satisfeita por não ter dado o s/ dinheiro por mal empregue. Eu terei de aguardar pacientemente pela publicação do 2º e 3º Volumes porque comprei o 1º na versão portuguesa, e assim desejo manter.
      Eu já firmei demasiado a m/ opinião sobre as 50 Sombras de Grey, e devo dizer que este foi até agora o Blogue onde encontrei comentários mais assertivos (civilizados) e destinados apenas ao livro. Quer se tenha ou não ficado com boa impressão logo de início.
      Espero que o espírito de troca de ideias, assim se mantenha.
      Respeito a opinião de quem leu o(s) livro(s) e não gostou, na blogosfera encontrei muitos comentários levianos da parte de leitores que se acharam no direito, ou com sapiência suficiente, para traçar perfis sobre os que gostaram do romance diminuindo-os ao ponto de colocar em dúvida o seu nível de cultura literária.

      Paula

      Eliminar
    4. Concordo inteiramente com a Paula, tudo o que ela diz foi precisamente o que me aconteceu. Já tinha lido várias críticas quase logo que o livro saiu, mas isso não me tirou a vontade de ler o livro. Não me interessam as opiniões dos outros, apenas depois de ler é que posso formular a minha e concordar ou não com elas. Neste caso não me arrependi minimamente do valor pago pelo livro, tal como de tantos outros que já li e de muitos que quero ler. Estou ansiosa
      à espera do desenrolar da história.

      Isabel

      Eliminar
    5. Olá Isabel
      Ainda bem q gostou.
      Bem, devo dizer que embora não me deixe envolver demasiado pelas críticas negativas, não quer dizer q seja totalmente incólume a elas. Todos nos sentimos de algum modo sugestionados c/ a opinião de 3ºs seja em q matéria for. Sexo e religião sempre deram muito q falar, e o prato forte das críticas a este livro foi servido por aqueles q gostam de dar alfinetadas a “despudoradas” como nós.
      Desde dizerem que nós, mulheres, devíamos de ter vergonha de ler semelhante livro, lembrando as conquistas pela n/liberdade, aos q disseram q era livro para cinquentonas, gordas e mal casadas, venha o diabo e escolha.
      À semelhança do burburinho do 50 SdeG, só mesmo o do José Saramago, Abel e Caim.
      Também devo dizer q não fiquei propriamente satisfeita c/ a tradução do livro, o meu cérebro ditava-me isso e enfureci-se algumas vezes com as expressões excessivas da “minha deusa interior...” não tendo conseguido chegar a conclusão alguma quanto ao seu significado.
      Visto q Anastasia também falava no “o meu subconsciente ...”, “a minha deusa interior” seria afinal o quê? Já por si o termo é esquisito e então a dar cambalhotas e piruetas, mais parecia uma sessão de patinagem artística.
      Achei esta expressão infantil e soava a demasiado “parva” para o género literário em questão.
      Penso q as editoras tem a obrigação de ter o cuidado de nas suas traduções adaptar expressões com as quais nos identificamos.
      Quanto ao romance em si, AMEI-O.

      Paula

      Eliminar
  3. Respostas
    1. A si estimada bloger, espero sinceramente q goste já que se decidiu a ler baseada na minha apreciação.
      Tal como referi, não se consegue agradar a gregos e a troianos.

      Agora se me permite, utilizo o espaço em q lhe respondo para fazer mais um apontamento ( o 3º) para os que venham a utilizar este blogue para comentar.

      Bj e boa leitura



      Estimados leitores
      Ainda bem q li o livro antes de ler as críticas, pois algumas são de desmotivar qualquer um!
      Para quem lê autores, por sinal considerados bons pela grande maioria (e com boas editoras e tradutores já agora) vão de certeza estranhar a forma bastante fluente, básica, se assim quiserem apelidar, da escrita (ou de tradução) das 50 S.de G.
      Eu estranhei, mas se a isso liguei? NÃO.
      O q me parece q está a acontecer, é q as pessoas se estão a deixar-se influenciar demasiado pelas críticas negativas, e em alguns blogs em q já entrei, a criar alguns preconceitos relativamente aos leitores q gostaram como de pessoas igualmente “básicas", ou seja, se contentarem com muito pouco em termos de “qualidade” literária.
      Isso é totalmente descabido, pois se há uma coisa de q tenho absoluta certeza é de q aprecio um livro bem escrito, acreditem nisso de quem lê à volta de 4 a 5 por mês há muitos anos. Do género romance sensual, só há sensivelmente 1 ano.
      O meu conselho é de que, RELAXEM, dêem uma folguita ao cérebro, pois não deve ser pelo "factor inteligência" q só se consegue apreciar o tipo de literatura q após cada parágrafo se tem q utilizar o “Traduka” cerebral?
      Também se liga muito às mordidelas no lábio, aos eh lás, aos revirares de olhos, entre outros tiques da personagem feminina.... pois eu conheço na vida real uns q fungam a cada minuto. Tiques e expressões enervantes fazem parte do quotidiano de muita gente com q privamos.
      Se consegui tragar este livro apesar de tanta maledicência? Consegui sim, e isso fez-me lembrar uma frase de A. Einstein q até neste contexto também se considera aplicável:
      - O “coração” não se conforma com o que o “cérebro” tenta impor -
      Descobri que no meu caso, de facto li as 50 Sombras de Grey com o 1º deles.

      Paula

      Eliminar
  4. Onde posso fazer o donwload entao do livro para o ipad em portugues ?
    ja ouvi toda a gente a falar e a criticar o mesmo e, agora fiquei com curiosidade de o ler.. para depois também ter a minha opinião.
    Obrigadaaa

    ResponderEliminar
  5. Apesar de tanta opinião negativa, também já comprei o 1ºvolume,e quero ter a minha opinião do livro, mas também penso se fosse um livro tão mau como o pintam, porque está a vender que nem pãozinhos quentes? andam muita gente com mau gosto?

    e Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  6. Sobre o livro 50 sombras! Bom, li os tres, sim a trilogia, e gostei muito! Gosto de literatura erótica, além do que gostei da trama em si, dos personagens e tudo isso! Gostaria de comentar, que acho a tradução ao português um pouco fraca, li a versão original e é muito melhor. SObre as cenas de sexo, as vejos muito bem, nada de anormal, além do mais por que sou adepta ao DBSM, e acho fantástico a maneira natural que a autora escreve estas cenas. Penso que muitos casais, e pessoas passam a vida tendo estas fantasias e por diversos motivos (que ñ entro em comentarios agora) acabam nunca experimentando. Bom...acho que é isso; Abraços...ham! e muito bom e divertido o blog! ;)

    ResponderEliminar