quinta-feira, 2 de maio de 2013

Blá Blá no casamento!


Em Maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento a igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre. "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando e respeitando até que a morte os separe?" 
Agora já cá não há nada disso da morte e passou a ser "por todos os dias da vossa vida!" (melhor vá!)
Voltei a ouvir essa conversa há pouquinho durante um casamento/batizado...e...
Acho simplista e um pouco fora da realidade. 
Por isso armada em gringa, dou aqui novas sugestões de sermões:
Por obséquio escolham o que mais vos apraz...
- Promete não deixar a paixão fazer de si uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado(a), lembrando-se sempre que ele não lhe pertence e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso a transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a concretizar-se?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples facto de ela ser a pessoa que melhor o/a conhece e portanto a mais bem preparada para ajudar, assim como você a ela?
- Promete deixar-se conhecer? Como realmente é...
- Promete que continuará a ser uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de si, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risinhos dos outros?
- Promete que a palavra liberdade terá a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
- Promete respeitar o tempo e espaço do amor do outro nunca o tomando como garantido e sem permitir que se transforme em odio se deixar de ser correspondido?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
- Prometem respeitar-se por toda a vida?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os MADUROS E APTOS A AMAR!

4 comentários:

  1. Cristina Vieira Silva2 de maio de 2013 às 14:35

    Prometo....

    ResponderEliminar
  2. Amei!! Sou da mesma opinião e esses votos são perfeitos ;)

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Prometo fazer isso e muito mais, mass, amorzinho podemos esquecer a parte da igreja.??? ;)))

    ResponderEliminar
  4. gostei do texto e subscrevo,contudo a tradição de se dizer: até que a morte nos separe é das tradiçoes das religioões protestantes e das que nasceram a aprtir dai. como a industria cinematografica assenta,sobretudo, nas tradições judaicas e protestante, por isso vemos essas imagens a passar nos filmes. na tradição cristã católica , em todo o leccionario e ao longo dos seculos a expressão utilizada é,como referiu, " todos os dias da vossa vida". Assim como a expressão: o noivo pode beijar a noiva é de tradiç~ºao protestante. Em jeito de curiosidade os judeus partem um copo e gritam MAzel TOv que significa : felicidades!

    ResponderEliminar