domingo, 18 de outubro de 2009

Até à morte...


A pior sova de todas foi a que levou quando estava grávida de 6 meses.
"O meu ex marido decidiu que queria matar o bebé". Deu-lhe bofetadas, socos e um violento pontapé na barriga. "Voei um corredor inteiro, muito longo e largo, e aterrei em cima de um móvel. Comecei logo a perder sangue.Não me socorreu."

Este é apenas um pedaçinho da história da Antónia mas, a Sábado revela também as torturas de Constança e Carolina.
Não me passou pela cabeça iniciar este blog a falar sobre violência doméstica, mas não posso ignorar aquilo que li e que sei ser a realidade. O artigo fala da violência na alta sociedade, e da forma como ela é ocultada por amigos, familiares e vizinhos, deixando ao abandono as vítimas.
Confesso que o meu estômago se revirou!!!!
Se formos avaliar bem a coisa este artigo levantou um pouquinho do véu acerca daquilo que realmente nos rodeia.
1 em cada 3 mulheres é vitima de violência doméstica. E não, não sou eu a adivinhar, as estatísticas estão aí para quem quiser consultar e é a principal causa de morte na Europa! E eu a pensar que estávamos numa comunidade desenvolvida.

Existem 3 tipos de violência doméstica: a física (mais facilmente avaliada), a Psicológica (a meu ver, a mais grave...muitas vezes provoca dados irreparáveis) e a Verbal (que se avaliarmos a grande maioria dos casais já por lá passaram!!).
E não falemos de modo generalizado da violência que parte do homem, pois não é verdade. Os homens são em grande maioria os responsáveis pela física, mas a verbal e psicológica oferta um Óscar ás mulheres.

Mas vamos lá ver uma coisa.
Avaliar bem lá dentro... Por acaso alguém achas que as vitimas estão em si? Conseguem avaliar aquilo que se está a passar? Estão cientes de tudo o que se passa????
Quantas vezes já eu ouvi "àhhh...aquela volta porque gosta de apanhar, porque se não gostasse ia-se embora". OU NÃO! Dependendo das ameaças a que está sujeita, ou do medo, ou do facto de ser olhada de lado sempre que apresenta as suas nódoas negras...
Enfim! De tudo o que me perturba, aquilo que eu não consigo entender, é como nós somos capazes de virar a cara e achar que não é nada connosco!!!!
Ahhh... "entre marido e mulher ninguém mete a colher"!!!!
Esperemos que essa mulher um dia não seja eu, pois se for eu suplico: AJUDEM-ME!

Entre muitas pacientes que passaram e infelizmente passam pelas minhas mãos com este problema, deixo-vos as palavras que me fizeram entender...

"Era uma discussão, nunca me passou pela cabeça que ele me fosse bater, e quando eu senti as mãos dele no meu corpo a dor já não me deixava pensar. Já nem sei se era dor... Era o meu marido, a pessoa que eu amava, a quem dedicava a minha vida. Os pontapés...o frio do chão...e pensar? O meu mundo acabou ali. Não consegui falar durante 2 semanas e depois deixei de ser eu, fazia tudo o que ele mandava sem conseguir raciocinar...morria de medo! A polícia dizia que não podia fazer nada, gritei tanto por ajuda...como é que ninguém me ouviu? Era um prédio, tinha tanta gente, e eu ali trancada...
Agora vejo...Eu podia, sei lá...ter feito tanta coisa... Mas que me adianta agora nesta cadeira de rodas? Agora já nem para ele sirvo!"

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É UM CRIME PUBLICO.
DENUNCIEM, SE NÃO PELOS OUTROS, POR VOCÊS MESMOS!!!

5 comentários:

  1. Algumas mulheres têm uma auto-estima tao baixa que julgam merecer... ninguem merece.

    ResponderEliminar
  2. Arrepiei-me! De tão verdade que tudo é. E às vezes basta um telefonema, palavras de apoio. Essas vitimas sentem-se tão sozinhas, naquele momento fugir do que lhes está a acontecer é um quase impossível.
    Beijinho e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Li esse artigo! Arrepiei-me toda deveras! E assisti a uma cena chocante no meu serviço (área de saude) quando apoiei uma mulher vitima de violencia domestica em que o agente da autoridade responsavel por tomar conta da ocorrencia afirmou "Pois secalhar ela disse-lhe alguma coisa e até mereceu!" Cada evz que me recordo lembro-me que sim, que talvez até seja a favor da violencia, mas contra pessoas como este agente!!!!! Que para além de me parecer um ser humano pouco formado e sensivel é claramente um ignorante e mau profissional! Ufff... que desabafo!

    ResponderEliminar
  4. Já denunciei, anonimamente, um vizinho meu (classe média alta), porque não suportava ouvir aquela senhora aos gritos durante a noite.

    Star, nem acredito no que acabei de ler no seu comentário.
    Infelizmente também me passam pelas mãos alguns casos destes. Sou enfermeira. É uma realidade assustadora.


    Beijinhos,
    Raquel

    ResponderEliminar