quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Gaguez não tem piada, tem tratamento!


Hoje, dia 22 de Outubro, comemora-se o Dia Internacional de Atenção à Gaguez. Não sei se a comemoração é das melhores, mas é certo que é um dia tão bom como outro qualquer para relembrar esta doença/problema tantas vezes esquecida!

A gaguez é uma perturbação da fluência do discurso em que se verificam bloqueios, repetições e prolongamentos de sons. Pode ser acompanhada de movimentos faciais e ou corporais. Tradicionalmente classifica-se a gaguez como tónica (bloqueio), clónica (repetição) e mista (tónica e clónica) É tido como certo que quase todas apresentam um carácter misto, donde nos parece que esta distinção não se revela pertinente nem para o esclarecimento da etiologia nem para o tratamento. Parece ser um tique, um conjunto de movimentos involuntários que parasitam um comportamento desejável.
É de importância maioritária porque afecta um comportamento fundamental que é a comunicação!
Muitos estudos e muita coisa se tem dito acerca das causas desta patologia e tendem todos a convergir para as causas comportamentalistas. O que é certo e sabido é que a gaguez se auto alimenta do próprio sujeito devido à ansiedade crescente que ela representa.
Assim sendo, o efeito bola de neve é mais que notório... a gaguez começa devido a um comportamento ansiógeno e piora ou mantém-se porque faz desencadear um processo recheado de ansiedades!!!
Ora aí está.
Por isso toca de pensar antes de dar o momento S da piadética cada vez que alguém pelissa.. até pode ter graça, mas ia continuar a ter se de repente fossemos nós do outro lado?
É que para começar basta uma fracção de segundo e zás!!!!

Depois eu queria ver a gracinha!!!!

2 comentários:

  1. Tens toda a razão Susana. Tinha eu os meus 10 aninhos, andava a aprender música, e tinha um colega, que era gago. E piorava sempre que ficava mais nervoso/ansioso, e nem imaginas o que me custava ouvir toda a banda, numa faixa etária dos 10 aos 50 a rirem-se sempre o Rui queria explicar alguma coisa. Dava-me uma vontade de gritar com todos eles. Aliás cheguei a gritar!
    No meu antigo trabalho também tive um colega gago. Um senhor com idade para ser meu pai, e também houve situações que me deixaram aborrecida.
    Sim, temos mesmo que pensar que pode acontecer connosco, ou com alguém muito próximo.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Pois, a piadola fácil é sempre o caminho mais fácil, mas nem sempre é o mais correcto.
    Ks

    ResponderEliminar